Vereadores se reúnem quinta-feira, 23 de dezembro, para apreciar 14 projetos do Executivo e 2 do Legislativo

por Orisvaldo Pires publicado 21/12/2021 14h05, última modificação 23/12/2021 19h45
Vereadores se reúnem quinta-feira, 23 de dezembro, para apreciar 14 projetos do Executivo e 2 do Legislativo

Vereadores se reúnem quinta-feira, 23 de dezembro, para apreciar 14 projetos do Executivo e 2 do Legislativo

Nesta terça-feira (21.dez) o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PP) publicou convocação dos vereadores para a realização de sessão extraordinária às 10 horas de quinta-feira (23.dez), no Plenário Teotônio Vilela. Serão apreciadas 16 matérias, entre projetos de lei ordinária, de lei complementar, de resolução e uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município de Anápolis. A solicitação para a convocação partiu do prefeito Roberto Naves (PP).

Entre as matérias encaminhadas pelo Executivo está o projeto que institui o Regime de Previdência Complementar e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência. Também proposta de remissão de ISSQN e taxas de fiscalização para transporte escolar e táxis, e de impostos e taxas municipais aos templos de qualquer culto e lojas maçônicas.

O prefeito Roberto Naves (PP) também propõe a instituição da campanha Torcida Premiada para 2022, para incentivar o pagamento em dia de impostos municipais e colaborar com os clubes anapolinos que disputam competições oficiais de futebol. Assim como a organização da estrutura de gestão da Agência Reguladora do Município (ARM) e a da estrutura organizacional da administração pública do Poder Executivo.

Duas matérias são de iniciativa do Poder Legislativo. Uma delas emenda a Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma), que clareia artigo que trata do período para a realização da renovação da Mesa Diretora do Poder Legislativo. O outro, diretamente ligado ao anterior, é um projeto de Resolução, que antecipa a eleição da Mesa Diretora de dezembro para 24 de fevereiro de 2022.

O presidente Leandro Ribeiro (PP) informou ainda que a sessão ordinária será realizada de forma híbrida (presencial e remota). A providência permite a participação de vereadores que já haviam programado viagens para fora da cidade neste período. A sessão extra será transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara Web, no Youtube. Para acompanhar basta acessar por meio do endereço www.youtube.com/camaraanapolis/

RELAÇÃO DOS PROJETOS EM PAUTA

Projeto de Lei Complementar nº 276/2021 (Prefeito) – Altera, adequa e compatibiliza  a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022. O Executivo, no texto da lei, justifica que tal procedimento é necessário devido às alterações resultantes da aprovação do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, e da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 276 

Projeto de Lei Complementar nº 278/2021 (Prefeito) – Altera dispositivos da lei que dispõe sobre o sistema tributário municipal e que instituiu o Código Tributário e de Rendas do Município. O atual PLC insere as lojas maçônicas à possibilidade de alcançar isenção tributária já assegurada a templos de culto. E amplia o teto do valor venal do imóvel para que a instituição se beneficie da isenção. (Veja também PLC nº 286/2021).
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 278

Projeto de Lei Complementar nº 279/2021 (Prefeito) – Dispõe sobre a revisão geral de remuneração dos servidores públicos e ocupantes de cargo em comissão do Poder Executivo. A partir de janeiro de 2022 esses servidores terão reajuste salarial de 18%, dividido em três parcelas não cumuláveis entre si: 10% a partir de 1º de janeiro de 2022; 4% a partir de 1º de abril de 2022; e 4% a partir de 1º de julho de 2022.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 279 

Projeto de Lei Complementar nº 280/2021 (Prefeito) – Institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) no âmbito do município de Anápolis; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de acordo com a Constituição Federal; autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar. O artigo 1º da lei, além de instituir o RPC, define que o valor dos benefícios de aposentadoria e pensão devido pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) aos servidores públicos titulares de cargos efetivos de quaisquer dos poderes, incluídas suas autarquias e fundações, que ingressarem no Município de Anápolis a partir da data de início da vigência do RPC de que trata esta lei, “não poderá superar o limite máximo dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 280

Projeto de Lei Complementar nº 281/2021 (Prefeito) – Regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago e permite que este sistema seja operado mediante terceirização. O sistema rotativo de estacionamento pago denominado Área Azul foi implantado há mais de 30 anos. O PLC autoriza o Poder Executivo a conceder, em caráter oneroso, os serviços de estacionamento rotativo pago, “mediante contratação realizada através de processo de Licitação pública”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 281 

Projeto de Lei Complementar nº 282/2021 (Prefeito) – Padroniza e normatiza os horários de funcionamento das Unidades de Saúde, as jornadas de trabalho e a apuração de frequência dos servidores públicos, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. O horário de trabalho será adequado às atribuições pertinentes a cada cargo, função ou lotação.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 282 

Projeto de Lei Complementar nº 283/2021 (Prefeito) – Concede remissão de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxas de fiscalização sobre atividade econômica relacionada a transporte escolar e táxi nos exercícios de 2020 e 2021. A justificativa é que, pelas restrições provocadas pela pandemia, exigir taxas municipais e ISSQN fixo dessas categorias  “é adotar como ocorridos fatos geradores que não ocorreram ou não podem ser comprovados”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 283 

Projeto de Lei Complementar nº 284/2021 (Prefeito) – Reajusta a Planta Genérica de Valores (PGV) do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para viger no exercício der 2022. O reajuste é de 22%. A justificativa do projeto descreve que a Comissão Especial para a Avaliação da PGV de IPTU analisou dados do valor do metro quadrado, utilizado para o cálculo de IPTU no exercício de 2021, comparados com a PGV do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e constatou defasagem nos valores praticados a título de IPTU “quando em relação ao real valor venal dos bens imóveis”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 284 

Projeto de Lei Complementar nº 285/2021 (Prefeito) – Altera as leis complementares 211, 212 e 213/2009, com intuito de alinhar isonomicamente em 20% sobre o vencimento base, a gratificação de difícil acesso, já prevista ao professor, que resida na zona urbana e trabalhe na zona rural ou nos Distritos, assim como àqueles que se deslocarem para as zonas de difícil acesso ou provimento. O PLC também abrange aqueles que desempenham suas tarefas nos postos de saúde e outras unidades localizadas em áreas de difícil acesso ou provimento, num raio de distância igual ou superior a 12 quilômetros do Centro Administrativo e do domicílio do servidor.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 285 

Projeto de Lei Complementar nº 286/2021 (Prefeito) – Autoriza o Poder Executivo a conceder remissão de impostos e taxas municipais aos templos de qualquer culto e às lojas maçônicas localizadas no município de Anápolis. A remissão abrange impostos vinculados ao patrimônio, renda e serviços relacionados com as finalidades essenciais. Além de taxas de fiscalização municipal.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 286 

Projeto de Lei Ordinária nº 288/2021 (Prefeito) – Institui a campanha pública ‘Torcida Premiada’ para o ano de 2022, que promove a conscientização da população sobre a relevância social decorrente do pagamento de tributos municipais, com incentivos específicos na distribuição de ingressos para jogos oficiais dos clubes anapolinos realizados na cidade. Serão adquiridos, no máximo, 2,5 mil ingressos para cada partida sediada em Anápolis, no valor de R$ 20 cada. Serão beneficiados os clubes profissionais Grêmio Anápolis, Anápolis e Anapolina. A campanha abrange as competições Campeonato Goiano (1ª e 2ª divisões), Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro em todas as divisões.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLO 288 

Projeto de Lei Ordinária nº 289/2021 (Prefeito) – Altera e acrescenta dispositivos à lei municipal que criou a Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM). Visa reestruturar a agência em seu organograma de gestão, com acréscimo de três cargos de coordenador e um cargo de chefia de gabinete. A readequação, justifica o Executivo, adapta a ARM à realidade, em função da nova dinâmica de trabalho a ser adotado pela Presidência e, ainda, considerando o contexto socioeconômico atual, “aliado às demandas prementes da comunidade anapolina, por serviços públicos mais eficientes, tudo em atenção ao interesse público”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLO 289 

Projeto de Lei Complementar nº 290/2021 (Prefeito) – Reordena a organização administrativa do Poder Executivo. A reorganização, segundo justificativa do Poder Executivo, adequa os órgãos da administração municipal às necessidades da comunidade, “bem como organizar seus departamentos, assessorias e divisões”, com intuito de ampliar o princípio da eficiência, considerando “a nova dinâmica de trabalho a ser adotada por esta gestão e ainda considerando o contexto socioeconômico atual”.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLC 290 

Projeto de Lei Ordinária nº 291/2021 (Prefeito) – Acrescenta parágrafo à lei que instituiu o auxílio-alimentação aos servidores públicos municipais. A intenção é que, como o reajuste salarial, os servidores não percam o direito ao vale alimentação, que beneficia atualmente àqueles que percebem no máximo R$ 3 mil. O artigo 1º, parágrafo 5º da lei, passa a estabelecer que o teto para o pagamento do benefício será atualizado nas mesmas datas e índices das revisões e/ou reajustes dos servidores públicos municipais.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PLO 291 

Projeto de Resolução nº 270/2021 (Mesa Diretora) – Antecipa a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis, para o biênio 2023-2024. A eleição fica agendada para o dia 24 de fevereiro de 2022, às 11 horas, em sessão solene.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PRE 270 

Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 275/2021 – Altera o artigo 32 da Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma). A mudança define que a eleição para a renovação da Mesa Diretora para o segundo biênio seja realizada em sessão ordinária realizada no segundo ano da legislatura. Os eleitos serão empossados automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte.
Acesse a matéria na íntegra clicando no link a seguir: PELO 275

registrado em: