O programa ‘Parlamento Jovem’, instituído numa iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis, sob a presidência do vereador Amilton Filho (Projeto de Resolução nº 027, de 22.03.18), tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de faculdades e universidades públicas e particulares, a vivência do processo democrático, por meio da simulação do exercício do mandato parlamentar. 

A coordenação do programa é de responsabilidade da Escola do Legislativo. Entre seus objetivos está o de levar a discussão sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro do ambiente acadêmico. Assim, amplia a formação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta Casa de Leis. Mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Anápolis, os estudantes tomam posse e atuam como vereadores jovens. 

O Parlamento Jovem propõe aproximar a sociedade, em especial os jovens, do esforço empreendido pela Câmara Municipal de Anápolis na elaboração de leis que atendam aos interesses concretos da população, assim como na fiscalização e no controle dos atos do Poder Executivo Municipal. Assim, 23 acadêmicos serão empossados como vereadores jovens, outros 23 como assessores parlamentares e mais quatro como assessores de comunicação. 

Os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o Parlamento Jovem potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.  

Nesta primeira edição do programa, a posse dos vereadores, escolha da mesa diretora e composição das comissões acontecem durante Sessão Solene, marcada para o dia 7 de junho, às 9h30, no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis. (Vide Edital). O programa visa estimular estudantes e professores para trabalhar o tema em sala de aula e possibilitara que esse aprendizado também se estenda a todos os que se inscreveram nesta edição. 

Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de sua cidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua. O Parlamento Jovem mantém canal de comunicação entre os estudantes da cidade e a Câmara Municipal de Anápolis, por meio do portal do Legislativo na internet: www.anapolis.go.leg.br/parlamentojovem2018. 

O programa Parlamento Jovem vai ao encontro da política de gestão implantada pela atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis, no sentido de divulgar informações, interagir com a sociedade e dar transparência às atividades dos vereadores. Com isto, o Poder Legislativo busca contribuir de forma significativa para o fortalecimento da consciência da cidadania. 

Mobilize seus professores.

Participe do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Anápolis.

Aqui você representa muito e pode fazer história!