Pastor Elias, da Frente Parlamentar de Segurança, representa Câmara em conferência sobre Defesa Civil

por Camila Virgínia — publicado 16/05/2018 12h15, última modificação 16/05/2018 12h16
Pastor Elias, da Frente Parlamentar de Segurança, representa Câmara em conferência sobre Defesa Civil

Pastor Elias, da Frente Parlamentar de Segurança, representa Câmara em conferência sobre Defesa Civil

A Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara Municipal de Anápolis teve participação ativa na 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil 2018 – Como Integrar seu Município. O evento foi realizado nesta terça-feira (15.mai), iniciativa da Prefeitura de Anápolis, Ministério Público de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e Defesa Civil. A FPSP foi representada por seu presidente, vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB). 

A conferência foi realizada no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Bairro Jundiaí, destinado ao público em geral. Foi prestigiada por autoridades civis, militares, administrativas, de Anápolis e de outras cidades. Entre os debates realizados na conferência a exposição de dados sobre alagamentos ocorridos no município de Ceres em 2018, apresentado pelo Major Rhevysson Martins de Oliveira Brito. Também a exposição dos aspectos legais sobre a implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec`s), pela promotora de Justiça, Sandra Mara Garbelini. 

Outro fator relevante discutido entre os presentes a captação de recursos federais para recuperação/reconstrução de áreas afetadas (representante da Defesa Civil Nacional) e a importância da Defesa Civil Estadual no processo de estruturação de Compdec`s. Este tema ficou sob a responsabilidade do chefe do Departamento de Minimização de Desastres, Ameaças e Riscos, Tenente-Coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva. 

O vereador Pastor Elias falou sobre a importância desta conferência para a criação e operacionalização das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Compdec). Contou ainda que, o Ministério público, junto ao Corpo de Bombeiros, acordaram o prazo de seis meses a partir de agora, para implantação da Compdec local. “Mas caso o acordo não se cumpra, será instaurado um Inquérito Civil Público caracterizando o ato de improbidade administrativa”, alerta. 

O Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros em Anápolis, Tenente-Coronel Ricardo Silveira, afirmou que a Conferência tem como objetivo o fortalecimento da Defesa Civil nos municípios para que, bem estruturadas, possam desenvolver ações em caráter preventivo. Entre as ações citou o surgimento de erosões, inundações e também no quesito recuperação de problemas existentes e assim obter recursos federais.